31 de jan. de 2013

Decorando ~ Apartamento

Oii Geentii *_* Neste post vou mostrar a vocês como decorar um Apartamento de apenas 61 m².
A arquiteta Bianca Nero, super especialista em transformar espaços pequenos em Ambientes aconchegantes e Elegantes, visitou o Ap de uma família de 5 pessoas [1 casal, 2 filhas e 1 filho] que toparam transformar o ambiente. E numa entrevista cedida ao Portal de Decoração, ela nos mostra tudo o que fez no Apartamento dessa família. Vamos ver? 




A Arquiteta investiu na combinação harmoniosa de diferentes texturas, como o porcelanato que imita madeira e o papel vinílico que lembra linho. A formação de uma base neutra permite o uso de objetos mais coloridos.

Um dos artifícios utilizados para diminuir a incidência de sol na sala foi cortinas rolôs feitas de fibra de vidro e PVC. Elas permitem a interação com o lado externo, ao mesmo tempo que protegem dos raios solares. A cortina de linho da frente serve para criar um clima mais acolhedor.





A facilidade na manutenção foi um dos pontos de maior preocupação da Bianca. Para isso, ela utilizou um porcelanato que reproduz madeira, unindo o aconchego do material à praticidade do revestimento.

A área do jantar recebeu papel de parede vinílico com aparência de linho. Isso criou uma sensação aconchegante ao espaço graças à reprodução do tecido.



Todo o lar recebeu cores neutras nos tons dos móveis e paredes, além de marcenaria projetada para viabilizar uma boa circulação.

O tapete de náilon foi desenhado pela própria Bianca. Ela propôs listras irregulares mais finas com cores mais sóbrias em tons de roxo e bege. O lilás criou a harmonia para combinar com o rosa das almofadas, dando um clima descontraído, e ao mesmo tempo leve, para a sala.



O formato quadrado da mesa foi escolhido para trazer modernidade ao ambiente. “Mas como é um espaço pequeno, encostamos um dos lados na parede. Assim, temos seis lugares com boa circulação porque a base central não atrapalha quem senta”, acredita a profissional.

Para o cantinho destinado a refeições rápidas ficar mais acolhedor, um toque de aconchego. O painel de MDF revestido com laminado melamínico é destacado pela iluminação e valorizado pelos pequenos vasos com plantas. 


Um dos ambientes que mais recebeu atenção foi a cozinha. “Precisava ser um espaço para reunir as pessoas. Comer juntos, conversar etc. Tornou-se um dos pontos de maior encontro da casa”, conta Bianca Nero.

A bancada da cozinha possui dois armários articulados: um em cima e outro embaixo. O compartimento superior abre para cima e o inferior, para baixo (não são gavetas). O aproveitamento do espaço possibilita guardar utensílios que apoiem o uso da bancada, como pratos de refeições rápidas, guardanapos e acessórios.




O banheiro social da casa ganhou mais graça com adesivos no vidro do boxe. A intervenção veio por parte das filhas e deixou o espaço personalizado e alegre. O restante da decoração acompanhou o padrão da casa, com revestimentos neutros.


Em espaços reduzidos, criar alternativas para acomodar os objetos significa ampliar a área para a circulação. No quarto das irmãs, a bicama oferece ainda dois gavetões, usados como sapateiras.


O quarto das duas meninas é pequeno para acomodar as camas, o armário e a bancada de estudos. A solução foi uma bicama que teve de ser adaptada porque não agradava a mãe uma delas dormir muito próxima ao chão.


Para quebrar a neutralidade da cor base, Bianca utilizou tons vivos em acessórios e tecidos, como almofadas e colchas. “Deixar a base neutra possibilita trocas e mudanças. Como, por exemplo, no quarto das meninas, para acompanhar as idades diferentes e o crescimento delas”, comenta.


Uma moldura de MDF circula toda a lateral da cama numa altura de 40 cm. A placa protege a parede do suor natural do nosso corpo (aquela velha parede escurecida).


A arquiteta optou pelo preto nos detalhes e acabamentos para deixar o ambiente masculino no quarto do filho sem que isso signifique deixar o espaço carregado. A cortina rolô, também preta, dá transparência e traz leveza graças à tela solar.



Bianca aproveitou a área debaixo da janela para projetar ali uma sapateira. Pouco profundo e baixo, o móvel não chega a atrapalhar a circulação e o casal que dorme no quarto aproveita bem todo o espaço.


O quarto do casal foi bem-aproveitado com armários na lateral, seguindo a curva da parede, passando pelo corredor até a porta do banheiro da suíte.



Gostou ? Então siga o blog e fique por dentro das próximas novidades!

Fonte: Entrevista feita ao Portal de Decorações.







0 comentários:

Postar um comentário

© Decorei, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena